Agricultora que vive com 48 agulhas no corpo em Santiago espera por mais uma cirurgia


A agricultora Marilene Jesus Antunes vive, desde os 13 anos de idade, com quase 50 agulhas alojadas pelo corpo. A mulher de 56 anos, moradora de Santiago, no Centro do Estado, teve a maioria dos artefados inseridos nas pernas, durante um suposto ritual de magia negra, mas não sabe dizer quando tudo aconteceu.

Em uma cirurgia realizada neste ano, em Santa Maria, os médicos conseguiram extrair quatro agulhas. As 48 ainda não retiradas, segundo Marilene, causam dores e inchaço. Exames de radio-X realizados em Santiago comprovaram a existência dos objetos pontiagudos. A mulher espera, agora, uma cirurgia para continuar as extrações.

Marilene relatou, hoje, à reportagem que, quando era jovem e morava no interior do município de Unistalda, começou a sentir fortes dores no corpo ao cair de um cavalo. Foi quando, no hospital, viu o resultado da radiografia que mostrava as agulhas. Viúva e mãe de dois filhos, ela contou, ainda, que pelo menos uma das agulhas, alojada no joelho, não pode ser retirada. Segundo os médicos, há risco de que ela fique em uma cadeira de rodas, caso isso ocorra. As dores, segundo Marilene, aumentaram nos últimos anos.

Na segunda-feira, dia 13, ela espera passar por um procedimento de cateterismo cardíaco para avaliar se tem condições de receber anestesia geral, para que uma nova cirurgia possa ser marcada. Consultado pela reportagem, o Hospital Universitário de Santa Maria, porém, não encontrou registros do agendamento.

No ano passado, uma outra paciente, Laureani Sanos Soares, de 42 anos, foi internada duas vezes no Hospital Universitário. A mulher tinha 12 agulhas espalhadas pelo corpo. A descoberta também ocorreu após um exame de raio-x.

Comentários

Postagens mais visitadas