Trensurb vai pedir ao governo federal que inclua ampliação da linha até Sapiranga já no orçamento de 2011


Prefeitos do Vale do Sinos encaminharam, ontem, um pedido oficial de extensão da linha metroviária do Trensurb até Sapiranga. A proposta é de que o trajeto inclua mais seis municípios. O presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), Marco Arildo Cunha, revelou que vai encaminhar o pedido ao Ministério das Cidades para a inclusão do estudo de viabilidade no orçamento para 2011. Segundo ele, a solicitação veio em boa hora. Cunha afirmou, ainda, que os municípios vão recorrer aos deputados federais da região para garantir os recursos da obra.

Entre as principais justificativas está o fato de que a extensão pode desafogar o trânsito na ERS-239 e na BR-116. A extensão, segundo os prefeitos, favorece cerca de 280 mil habitantes de Araricá, Campo Bom, Sapiranga, Portão, Nova Hartz e Taquara.

A Trensurb já concluiu 50% da expansão da Linha 1, até Novo Hamburgo. O projeto ligando São Leopoldo a Novo Hamburgo prevê, ao fim da obra, mais 9,3 quilômetros de extensão, com todo o trecho em via elevada e quatro novas estações: Rio dos Sinos, em São Leopoldo e Liberdade, Fenac e Novo Hamburgo, localizadas em Novo Hamburgo. A previsão é que, até junho de 2011, duas estações já estejam em operação. A obra total deve ser concluída no fim do ano que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas