Tornado e vendavais já deixam quatro cidades gaúchas em situação de emergência


A Defesa Civil já recebeu quatro decretos de situação de emergência de municípios afetados pelo tornado e os vendavais registrados, na noite de quarta-feira, entre a Serra e o Norte gaúcho.

O prefeito de Canela, Constantino Orsolin, assinou hoje o decreto. A cidade computou quase 490 casas danificadas, num prejuízo que já supera R$ 20 milhões. O mesmo procedimento foi seguido pelos prefeitos de Ibiaçá, Imigrante e Nonoai.

Em Ibiaçá, o vendaval atingiu as áreas rural e urbana do município. Foram 78 pessoas afetadas e 22 residências danificadas. Em Imigrante, 100 residências ficaram danificadas, 20 foram destruídas e houve problemas nos sistemas de energia e de transportes. Seis aviários vieram abaixo e mais de 20 mil frangos morreram. Já em Nonoai, foram destruídas pontes e bueiros da cidade, 230 pessoas foram afetadas e 25 residências danificadas.

Nessa tarde, os técnicos do orgão e da defesa civil municipal de Canela avaliarão os danos causados pelo vendaval a prédios públicos, escolas e outros locais da cidade. Onze pessoas seguem desabrigadas, em cabanas do Sesi. As outras 180 que tiveram de sair de casa se alojaram nas casas de parentes.

A RGE, fornecedora de energia elétrica da região, ainda tem pelo menos 90 pontos sem luz. De acordo com a empresa, a situação só deve se normalizar no fim de semana.

A governadora Yeda Crusius esteve em Canela, nessa manhã, para avaliar a dimensão dos estragos ocorridos no município, após a passagem de um tornado. Inicialmente, a chefe do Executivo sobrevoou a região. Em seguida, percorreu o bairro Santa Terezinha, área mais castigada pelo evento climático. A Defesa Civil já disponibilizou 15 bobinas de lonas e entregou, até essa manhã, cinco mil telhas, 300 colchões e 300 cestas básicas. O Comitê de Ação Solidária entregou 100 cobertores e 100 peças de roupas.

Comentários

Postagens mais visitadas