Emergências da Capital vão padronizar o atendimento e priorizar casos graves, já no segundo semestre


As emergências que atendem pelo SUS, em Porto Alegre, vão adotar o sistema do Protocolo de Manchester, já no segundo semestre de 2010. Segundo a coordenadora municipal de urgências da Secretaria Municipal da Saúde, Roberta Dalcin, um curso de capacitação para esse tipo de atendimento ocorre, em agosto, coordenado pelo Grupo Hospitalar Conceição. Vão participar do treinamento profissionais das emergências do Hospital Conceição, São Lucas, Clínicas, Santa Casa, unidades básicas de saúde da Capital e do Hospital de Pronto Socorro (HPS). O objetivo é padronizar o atendimento nas emergências e reduzir a superlotação. No fim de agosto, emergências do SUS já devem atender o público, segundo as regras do protocolo.

O Protocolo de Manchester permite organizar melhor a rede de assistência, classificando os atendimentos e dividindo os pacientes em cinco níveis de cores para agilizar o atendimento. A cor vermelha, para os casos mais graves, tem atendimento imediato; laranja (muito urgente) prevê socorro em dez minutos; amarela (urgente), em uma hora; verde (pouco urgente), atendimento em duas horas, e azul (não urgente), em até quatro horas. A tendência, em Porto Alegre, é de que os pacientes das duas últimas categorias sejam encaminhados a postos de saúde, liberando, em parte, as emergências.

O que disse o ministro da Saúde
Nessa tarde, o Ministro da Saúde José Gomes Temporão avaliou como positiva a adoção do sistema, mas avaliou que o maior problema da superlotação é a falta de atendimento básico e prevenção. Nesse quesito, segundo o ministro, o Rio Grande do Sul tem muito o que avançar. "O RS tem que avançar muito no atendimento de saúde da família, que é de apenas 30% no Estado. Só a adoção do protocolo não vai diminuir a superlotação das emergências", ressaltou o ministro. Temporão esteve em Porto Alegre para inaugurar a nova UTI do Hospital Conceição, com capacidade para 59 pacientes em um espaço físico de 2.755 metros quadrados.

Comentários

Postagens mais visitadas