Chapa 3 vence eleições da Uergs


A chapa 3, Inova Uergs - por uma Universidade Estadual Pública, de excelência e comprometimento com o desenvolvimento regional, venceu as eleições para a reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - as primeiras da história da instituição. Com 51,44% dos votos, a candidatura, encabeçada pelo professor de Química Fernando Guaranha Martins, defende a despartidarização da universidade.

A chapa 1, Gestão Compartilhada, teve 37,96% dos votos e a chapa 2, Uergs - Unidade na diversidade por uma Universidade Plural, democrática e de qualidade, teve 10,59%. O novo reitor confirmou que a primeira inciativa vai ser nomear os diretores eleitos, em novembro de 2009, para atuarem nas sete regiões nas quais a instituição está dividida.

Professor há 25 anos, bacharel e licenciado em química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em química pela Ufrgs e doutor pela Universidade de Bielefeld, na Alemanha, o novo reitor confirmou, também, que vai priorizar o desenvolvimento regional, a capitalização de mais recursos para a universidade e a contratação imediata de mais 200 professores. Atualmente, a universidade tem cerca de 100 docentes. Martins ressaltou a importância de a nova reitoria dialogar com todos os partidos políticos e revelou que espera apoio do Governo do Estado e da Assembléia Legislativa na busca por recursos para a instituição.

As chapas perdedoras tem dois dias para contestar o resultado, que deve ser homologado em seis de agosto, em reunião do Conselho Superior da Universidade (Consun). A nomeação oficial do reitor eleito vai ser feita pela governadora Yeda Crusius, em data a ser acertada. O mandado é de quatro anos.

Comentários

Postagens mais visitadas